PENSAMENTO SINNAPSE

"É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota; do que formar fila com os pobres de espírito, que nem gozam muito nem sofrem muito."

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

SISTEMA RESPIRATÓRIO

SISTEMA RESPIRATÓRIO
Respirar é uma das funções básicas da vida, pois ao inspirarmos, conduzimos o oxigênio presente no ar atmosférico, por meio de uma série de condutos, até os pulmões. O oxigênio e então transportado pelo sangue para todas as células do nosso organismo, e numa sequência de reações bioquímicas, e utilizado para oxidar a glicose, resultando em água, gás carbônico e energia. Parte do gás carbônico e transportado pelo sangue de volta aos pulmões para ser eliminado pela na expiração e a energia liberada na oxidação e utilizada pela célula para que desempenhem suas funções.
Assim a respiração tem por objetivo fornecer oxigênio aos tecidos e remover o dióxido de carbono.

ANATOMIA PULMONAR
Os pulmões são estruturas esponjosas, geralmente róseas e localiza-se sobre o músculo diafragma, ocupando a maior parte da caixa torácica.
Revestindo os pulmões temos uma membrana protetora dupla, as pleuras. Entre as duas membranas existe um líquido cuja função e lubrificá-las e evitar o atrito entre elas, permitindo assim o seu deslizamento suave sobre o tórax.
O pulmão esquerdo e dividido em duas partes (ou lobos), enquanto o direito possui três lobos. Entre os dois pulmões existe um espaço , denominado mediastino, onde esta o coração





FISIOLOGIA DA RESPIRAÇÃO
Na parte inicial das cavidades nasais possuímos pelos que funcionam como filtros, retendo partículas maiores, que possam estar em suspensão no ar. Na parte superior olfatória, ricamente vascularizada que aquece o ar. Além disso, a mucosa produz muco constante, que reveste e retém as particular menores e bactérias, além de umedecer o ar.
Após ser filtrado, aquecido e umedecido, o ar percorre a faringe, que e um conduto comum a respiração e a digestão, que permite a passagem do alimento para o esôfago e do ar para laringe.
Ao penetrar na faringe, o ar encontra duas dobras importantes denominadas pregas vocais. No inicio da laringe temos a epiglote que protege quando deglutimos os alimentos, fechando-a. Por isso quando engolimos não conseguimos respirar ao mesmo tempo.
Abaixo da laringe esta a traquéia, que e formada por anéis cartilaginosos, que na sua porção inferior ramifica-se em dois ramos denominados brônquios, sendo que cada brônquio penetra em um pulmão, formando canais cada vez mais finos, os bronquíolos.
Os bronquíolos terminam em pequenos sacos, denominados alvéolos pulmonares (possuímos cerca de 700 a 800 milhoes de alvéolos), ricamente vascularizados, sendo no alvéolo pulmonar que ocorre a entrada de oxigênio para o sangue e a saída de gás carbônico.

MECÂNICA RESPIRATÓRIA
A respiração e um processo composto por dois atos, a inspiração (entrada de ar nos pulmões), e a expiração (saída de ar). Podemos observar isso pelos movimentos rítmicos e continuos do tórax. Quando inspiramos o tórax aumenta seu volume interno, levantando as costelas devido a contração dos músculos intercostais, ao mesmo tempo que ocorre o abaixamento do músculo diafragma. Com isso a pressão interna fica menor, fazendo com que o ar penetre nos pulmões, enchendo-os.
Na expiração ocorre o processo inverso, as costelas se abaixam enquanto o diafragma sobe. A pressão interna fica bem maior, fazendo com que o ar seja expelido.
A intensidade e a freqüência respiratória podem sofrer variações normalmente realizamos cerca de 12 a 16 movimentos respiratórios por minuto, porem, de acordo com as nossas necessidades, por exemplo no exercício físico a freqüência respiratória pode ser aumentada.
A atividade respiratória é controlada pelo centro respiratório, numa área do encéfalo (Sistema Nervoso Central SNC). Esse centro a concentração de gás carbônico em nosso sangue. Basta aumentar a concentração que imediatamente o centro respiratório e estimulado e envia a ordem, para que ocorra a intensificação do ritmo respiratório, cuja a finalidade e eliminar esse excesso.
Os capilares trazem o sangue venoso vindo do lado direito do coração. Que ai chegou vindo de todo o corpo. No interior dos alvéolos chega o ar inspirado, com alto teor de oxigênio e baixo teor de gás carbônico. As paredes dos alvéolos são finíssimas e úmidas, permitindo então que ocorra a troca de gases. O sangue venoso trazido pelos capilares, recebe o oxigênio que se liga a hemoglobina uma substancia presente no sangue. Dessa ligação forma-se a oxi-hemoglobina, que e levado pelo sangue para todo o organismo. Nos tecidos ocorre a dissociação liberando o oxigênio para as células que o utiliza para produzir energia. Ao mesmo tempo o gás carbônico descarregado pelo sangue nos alvéolos, sai do corpo pela expiração.