PENSAMENTO SINNAPSE

"É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota; do que formar fila com os pobres de espírito, que nem gozam muito nem sofrem muito."

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

SISTEMA MUSCULAR

SISTEMA MUSCULAR

Nosso corpo possui mais de 600 músculos e miologia é o nome dado ao estudo do sistema muscular. Os músculos representam 60% do peso corporal. Como estão fixado ao arcabouço ósseo, os músculos são responsáveis em grande parte pela forma do corpo humano.
Existem três diferentes tipos de músculos:

1 – Músculos Estriados Esqueléticos – Participam dos movimentos juntamente com os ossos, possui ação voluntária;

2 – Músculo Estriado Cardíaco – Compõem o miocárdio e tem ação involuntária. Suas fibras se ramificam ao longo de seu comprimento, contraindo-se em ritmo próprio, bombeando o sangue através do corpo.
O coração é composto de três tipos principais de músculo cardíaco: músculo atrial, músculo ventricular e fibras musculares especializadas, excitatórias e condutoras;

3 – Músculo Liso – Possui ação involuntária. Encontra-se o músculo liso em diversos órgãos internos, como nas paredes do estômago e intestinos, útero, nos vasos sanguineos.
A duração da contração do músculo liso é em geral de 10 a 100 vezes maior que a duração da contração do músculo liso esquelético.
Os músculos estriados cardiacos e lisos são controlados pelo sistema nervoso autônomo bem como por hormônios.
Quando falamos de músculos, em geral nos referimos às partes carnosas do corpo humano, e as associamos ao movimento, portanto nos referimos ao músculo estriado esquelético.
É importante ressaltar a intima relação entre os sistemas muscular e nervoso, uma vez que este é responsável pela transmissão dos impulsos, gerando, então como resposta um determinado estimulo, uma contração, um movimento especifico.

Função dos Músculos

Músculo Estriado
1 – Contração (para movimentação) ;
2 – Manutenção da temperatura corpórea;

Músculo Liso
1 – Movimentação e expulsão de resíduos.

Músculo Estriado Cardíaco
1 – Contração Cardíaca.

Associação do Sistema Nervoso e Muscular
Os impulsos nervosos são os agentes físicos que desencadeiam as contrações musculares, e as ações dos músculos são determinasdas em grande parte pelas características de sua inervação.
O tecido nervoso é constituído em grande parte por um grupo de células altamente especializadas, que alem de se alongarem, tem a propriedade única de serem extremamente irritáveis. Essas células nervosas trasmitem os estímulos nervosos as fibras musculares e essa por sua vez responde com uma contração.


O músculo esquelético
As contrações musculares exercem força nos ossos para que então haja o movimento. Consequentemente, o músculo estriado é responsável por atividades como andar, correr, pegar objetos e manter a postura. Os músculos esqueléticos são os únicos músculos voluntários do corpo.

Componentes anatômicos dos músculos esqueléticos
O ventre do músculo é a porção média do músculo, sendo sua porção contrátil. Suas extremidades não são contrateis e são denominadas tendões que tem a função de fixar-se ao esqueleto.

Fáscia Muscular
É uma bainha semelhante ao tecido dos tendões onde os músculos se deslocam durante suas contrações e que auxiliam na fixação óssea. Tem a função de separar os grupos musculares em compartimentos ocorrendo frequentemente em membros.

Músculos Principais

Músculos do Braço
Músculos do antebraço


Músculos do Tórax e Abdomem


Músculos Dorsais do Tórax
Músculos da Coxa




Músculos da Perna



Músculos da Cabeça e Pescoço



REFERENCIAS – ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA , SLEUTJES L.