PENSAMENTO SINNAPSE

"É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota; do que formar fila com os pobres de espírito, que nem gozam muito nem sofrem muito."

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

SISTEMA CARDÍACO

SISTEMA CARDÍACO

O Coração
Nosso coração tem a função de bombear o sangue através dos vasos denominados artérias e veias. Para executar essa função, o coração conta com um conjunto interno de câmaras e cavidades para a entrada e saída do sangue, alem de válvulas que conjuntamente organizam o direcionamento do fluxo sanguineo.
Suas paredes são compressíveis e expulsam o sangue contido em suas cavidades no momento da contração cardíaca.
Este órgão esta localizado entre os pulmões na cavidade torácica, na região denominada mediastino. Revestido pelo pericárdio, o coração possui forma de cone, com um posicionamento obliquo, ligeiramente inclinado para a esquerda do tamanho próximo a um punho fechado.

Morfologia do coração
O coração internamente esta dividido em quatro câmaras denominadas átrios e ventrículos e algumas outras estruturas que serão estudas individualmente.


Pericárdio
Saco fibroseroso que envolve o coração.

Átrio Direito
Localizado na sua base, é o local que está localizado as veias cavas superior e inferior que trazem o sangue da parte superior e inferior do corpo, e será encaminhado para o ventrículo direito através da válvula tricúspide.

Átrio Esquerdo
Nesta cavidade chegam as quatro veias pulmonares, trazendo o sangue rico em oxigênio dos pulmões que seja enviado para o ventrículo esquerdo através da válvula mitral.

Ventrículo Direito
Responsável por enviar o sangue não oxigenado aos pulmões para que receba oxigênio através da válvula pulmonar.

Ventrículo Esquerdo
Responsável por enviar o sangue já oxigenado para a grande circulação que o distribuirá para todo o corpo passando pela válvula aórtica.

Válvulas
São responsáveis pela retenção e liberação do sangue nas diversas câmaras do coração, são elas:
Válvula Tricúspide – Localizada entre o átrio direito e o ventrículo direito.
Válvula Pulmonar – Localizada entre o ventrículo direito e o pulmão.
Válvula Mitral – Localizada entre o pulmão e o átrio esquerdo.
Válvula Aórtica – Localizada entre o ventrículo esquerdo e a grande circulação.

O ciclo cardíaco

1 - Veias cavas superior e inferior;
2 - Átrio direito;
3 - Válvula tricúspide;
4 - Ventrículo direito;
5- Válvula pulmonar;
6- Pulmões;
7 - Átrio esquerdo;
8 - Válvula mitral;
9 - Ventrículo esquerdo;
10 - Válvula aórtica;
11 - Grande circulação.

A irrigação do coração
Essa irrigação é feita através das artérias coronárias direita, esquerda e circunflexa

O ritmo cardíaco e sua contração
O ritmo cardíaco é mantido através de células especializadas na produção de impulsos elétricos que ficam localizadas no átrio direito próximo a veia cava superior num local denominado nó sinusal, nesse momento ocorre a contração dos átrios. Esse impulso é enviado através de fibras especializadas na condução de impulso até o nó átrio ventricular e é distribuído por outras fibras condutoras para os ventrículos ocorrendo a contração ventricular.
Através da leitura desses impulsos, podemos fazer a leitura elétrica do coração que chamamos de eletrocardiograma (ECG).
A contração cardíaca é denominada sístole, que é o momento onde o coração ejeta o sangue contido nos átrios e ventrículos e seu relaxamento denominado diástole que o coração volta a se encher com sangue.