PENSAMENTO SINNAPSE

"É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota; do que formar fila com os pobres de espírito, que nem gozam muito nem sofrem muito."

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A CÉLULA E SEU FUNCIONAMENTO

A CÉLULA E SEU FUNCIONAMENTO

Introdução


A unidade básica da vida é a célula, cada órgão é um agregado de células mantidas unidas por estruturas extracelulares de sustentação. Cada tipo de célula é especialmente adaptada para realizar uma ou algumas funções particulares. Por exemplo, os glóbulos vermelhos do sangue, 25 trilhões em cada ser humano, transportam oxigênio dos pulmões para os tecidos. Embora este seja, talvez, o mais abundante do corpo, existem outros 75 trilhões de células.
Cada um dos mais de 100 trilhões de células, em um ser humano, é uma estrutura viva, capaz de sobreviver indefinidamente e, na maioria das casos, capaz de se reproduzir, desde que os líquidos que a circundam contenham nutrientes apropriados.
Para a sobrevivência celular, é necessário que uma serie de sistemas funcionem com perfeição para ser mantida a homeostasia celular e por conseqüência a vida.
Para se entender o funcionamento dos diversos sistemas e estrutura do corpo, é essencial primeiro compreendermos a organização e o funcionamento celular.

Organização celular

Uma célula típica é dividida em núcleo e citoplasma. O núcleo e separado do citoplasma pela membrana nuclear. O núcleo é separado do citoplasma é separado dos líquidos circundantes pela membrana celular..
As diferentes substâncias componentes da célula são em seu conjunto chamadas de protoplasma, sendo que este é composto por:

- Água – principal meio liquido presente na maioria das células (menos nas células de gordura), na concentração de 75 à 85 por cento. Nessa água estão dissolvidas muitas substancias químicas.

- Íons – Os mais importantes são o potássio, o magnésio, o fosfato, o sulfato, o bicarbonato e pequenas quantidades de sódio, cloreto e cálcio e esses íons tem funções como a transmissão de impulsos eletroquímicos nas fibras nervosas e musculares.

- Proteínas – Depois da águas é a substancia mais abundante nas células que constituem de 10 a 20 por cento da massa da célula.

- Lipídios – Principalmente fosfolipídeos e colesterol por serem insolúveis em água, representado em geral 2 por cento da massa celular tem a função de formar a membrana celular bem como as barreiras membranosas intracelulares que separam os diferentes compartimentos.
Nas células adiposas, esses lipídeos representam cerca de 95 por cento da massa da célula, e esses lipídeos são armazenados para serem usados para geração de energia quando necessário pelo organismo.
- Carboidratos – Tem a função de nutrir a célula, é encontrado sempre na forma de glicose circulante no liquido extracelular, representando 1 por cento da massa celular, aumentando para até 6 por cento nas células hepática e musculares.

O Citoplasma e suas Organelas

O Citoplasma é cheio de partículas dispersas e por organelas com dimensões diminutas ou muito grandes.
Dispersos no Citoplasma existem as seguinte organelas principais:

1 - Ribossomo – Tem a função de sintetizar proteínas controlado pelo DNA.

2 - Retículo Endoplasmático


Tem a função de sintetizar lipídeos e compostos esteróides, é dividido ainda em Reticulo endoplasmático Rugoso ou Granuloso pela presença de ribossomos e desempenha, essencialmente, a síntese de proteínas. A mensagem genética traduzida pelos ribossomos é lançada nos canais do retículo para serem processadas e armazenadas na luz do retículo (cavidade interior), posteriormente exportada para o citoplasma da célula.
O Reticulo Endoplasmático Liso ou não-granuloso sintetiza, principalmente, lipídeos, os que constituem a bicamada lipídica da membrana (fosfolipídios), e os esteróides, base molecular para a formação dos hormônios sexuais produzidos nas gônadas (estrógeno, progesterona e testosterona).

3 – Complexo de Golgi


Secreta as substâncias produzidas dentro das células, sintetiza carboidratos (açucares) e outras substancias de origem protéicas.

4 – Lisossomos

Executam a digestão celular, possuindo enzimas digestivas produzidas no Retículo Endoplasmático Rugoso que executam a digestão intra e extracelular.

5 – Peroxissomos

São organelas membranosas presentes no citoplasma das células, formando vesículas arredondadas cuja função está relacionada ao armazenamento de enzimas que catalisam o peróxido de hidrogênio (água oxigenada - H2O2), combatendo os radicais livres que necessitam ser degradados.
Executam as ações oxidativas, degradação de nutrientes para obtenção de energia,.

6 – Mitocôndrias
Executam a geração de energia química (95% do ATP).

7 – Centríolos


Estrutura relacionada orientação da divisão celular emitindo algumas proteínas denominadas Fuso Mitótico especificas para que esta divisão ocorra, e originam cílios e flagelos para locomoção de alguns tipos de células.

O Núcleo

Ë a maior organela de uma célula, tem forma arredondada e não tem posição definida dentro da célula. Dependendo da função da célula, o núcleo terá uma posição.
Sendo o núcleo o guardião da informação genética, ele tem uma estrutura especial.
O núcleo é o centro controlador das células. Sucintamente, o núcleo contem grande quantidade de DNA, que são os genes. Os genes determinam as características das proteínas celulares, incluído as características das proteínas estruturais bem como das enzimas citoplamáticas, controladoras das atividades do citoplasma.
Ele também controla a reprodução; os genes primeiro se reproduzem para gerar dois conjuntos de genes idênticos de genes e depois disso a célula se divide pelo processo de mitose, para formar duas células filhas.

DNA

DIVISÃO CELULAR


Apoptose: morte celular programada.
Células de organismos multicelulares carregam instruções para autodestruir-se no momento em que passam a não ser úteis ao organismo. Assim, como é preciso gerar células para manter os processos vitais, é imprescindível eliminar as defeituosas e as doentes.O processo no qual a célula promove sua autodestruição de modo programado é chamado apoptose. Esse fenômeno é importante na embriogênese, no desenvolvimento do sistema imunológico e na diferenciação celular, entre outros.Na apoptose, as células encolhem e a cromatina é compactada, formando massas concentradas nas bordas do núcleo, que se parte, levando à formação de vesículas apoptóticas. Essas são fagocitadas por macrófagos antes que se desintegrem. Em indivíduos adultos, se a multiplicação das células não é compensada pelas perdas, os tecidos e órgãos crescem sem controle, levando ao câncer.


Referência – Guyton & Hall, Tratado de Fisiologia Médica 10a edição Guanabara Koogan S/A, 2000.