PENSAMENTO SINNAPSE

"É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota; do que formar fila com os pobres de espírito, que nem gozam muito nem sofrem muito."

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

SISTEMA NERVOSO

SISTEMA NERVOSO O sistema nervoso existe para coordenar, dirigir e regular as funções de nosso organismo de maneira harmoniosa, mantendo-o íntegro e homeostase. É por meio dele, também, que os órgãos dos sentidos conseguem estabelecer o contato do ambiente exterior com o interior com o nosso corpo.
A troca de informações entre nossos órgãos é totalmente feito por uma rede nervosa. Todos os estímulos, internos e externos, são recebidos por estruturas especializadas, chamadas receptores.
As mensagens, transmitidas pelo nosso circuito de neurônios (células nervosas), são interpretadas e devidamente respondidas. Os efetores, que podem ser músculos ou glândulas, incumbem-se, então, de realizar o ato motor ou secretor como resposta ao estimulo recebido.
O tecido nervoso é formado por dois tipos de células: Os neurônios responsáveis pela condução dos impulsos nervosos e destituídos de capacidade regenerativa ou de divisão;
E as células da glia, que rodeiam os neurônios, dando-lhes sustentação, e mantendo a unidade do tecido.
Embora possam variar de forma e tamanho, os neurônios possuem, em geral, um corpo celular ou soma e o axônio.
Do corpo celular saem inúmeros prolongamentos que se ramificam como galhos de uma árvore, denominados dendritos.
O axônio também é um prolongamento do soma, entretanto é mais longo e pode encontrar-se envolvido de uma bainha de mielina que age como isolante.
Cada axônio é uma fibra nervosa e é responsável pela transmissão das informações ou impulsos nervosos que se propagam com rapidez, sempre no sentido:
Dendritos – corpo celular – axônio.
A transmissão dos impulsos nervosos é feita por meio dos neurônios dispostos a um bem próximo um do outro, porém com um pequeno espaço entre eles, denominado sinapse. Para que não haja interrupção no envio do estimulo, no final dos axônios há substancias condutoras, os neurotransmissores, que são lançados na sinapse, permitindo, assim, a passagem do impulso.
Habitualmente, fibras nervosas se agrupam em feixes revestidos por tecido conjuntivo, formando os nervos. Os nervos distribuem-se pelo corpo inteiro estabelecendo a comunicação entre o Sistema Nervoso Central (SNC), os órgãos, os tecidos ou células, e os efetores (músculos ou glândulas).
Os nervos que apenas enviam os estímulos ao sistema nervoso são chamados sensitivos ou aferentes. Outros, que transmitem estímulos dos centros nervosos aos efetores são denominados motores ou eferentes. Existem, ainda, os nervos mistos, nos quais encontramos os dois tipos de fibras e que, portanto, transmitem impulsos sensitivos e motores.
Quando observamos o sistema nervoso, distinguimos duas substancias:
Cinzenta, composta predominantemente pelos corpos celulares dos neurônios, e branca, constituída pelos axônios.
O sistema nervoso é um complexo circuito interligado e, para facilitar sua compreensão, comumente é subdividido em Sistema Nervoso Central, Sistema Nervoso Periférico, e Sistema Nervoso Autônomo.
Sistema Nervoso Central controla todas as informações interpretando-as e enviando as respostas. Ele é constituído pelo encéfalo e pela medula espinal, que formam o neuroeixo ou eixo cérebro – espinal de nosso corpo.O encéfalo e a medula espinal são órgãos muito frágeis e, portanto, devidamente protegidos por um conjunto de ossos (o crânio e as vértebras) e ainda por membranas que impedem o atrito e o deslocamento desses órgãos.As membranas que revestem SNC são as meninges: A dura-máter, que fica em contato com os ossos do crânio e das vértebras; a aracnóide, camada intermediaria; e, a pia-máter que está em contato direto com os órgãos do sistema nervoso. Além da sua função protetora, as meninges irrigam por meio de seus vasos sanguíneos, os órgãos do sistema nervoso, nutrindo-os. Entre a aracnóide e a pia-máter circula um liquido cristalino, chamado liquor ou líquido cefalorraquidiano. Esse líquido, além de dar certa sustentação aos órgãos do SNC, também ajuda a protegê-los de eventuais choques mecânicos (batidas).
Ao conjunto de órgãos que fica na caixa craniana denominamos encéfalo e é a parte mais volumosa do sistema nervoso. O encéfalo é constituído pelo cérebro, cerebelo, ponte e bulbo.
Com o cérebro, interpretamos o meio externo (graças aos estímulos capitados e enviados pelos órgãos dos sentidos) e enviamos as respostas motoras. Ele é responsável pela inteligência, atos conscientes e sensibilidade. O cérebro ocupa a caixa craniana e quase sua totalidade e, no homem adulto, pesa em média 1300g. Ele é subdividido medianamente em dois hemisférios cerebrais por um sulco profundo, denominado fissura longitudinal do cérebro. A superfície dos hemisférios cerebrais apresenta uma série de giros.
Na região externa (cortical) do cérebro encontramos a substância cinzenta e no interior, a substancia branca. Isso se explica se imaginarmos o cérebro como um ramalhete de neurônios com os corpos celulares na superfície (cinza) e os axônios no interior (branco).
O cérebro é um dos pontos centrais do nosso organismo, porém, muitos de seus processos ainda não são bem conhecidos. Sabemos que o córtex é responsável pelo desenvolvimento de um conjunto de características racionais, enquanto o diencéfalo (camada interna, branca) controla o sono, a atividade geral, a fome, a sede, a temperatura corporal, acém dos instintos básicos necessários à sobrevivência, como o medo, o prazer, a tranqüilidade, a agressividade, etc.
Os cientistas conseguiram detectar algumas áreas do cérebro em que os estímulos são processados. Existem também, áreas que associam diferentes sensações, denominadas regiões integrativas. Caso alguma dessas áreas seja danificada, os sentidos ou atividades por ela controlados não mais são efetuados, ocorrendo alterações no comportamento e nas atitudes do individuo. Isso explica por que, em alguns acidentes, as pessoas perdem determinadas funções cerebrais e não outras.
Embora algumas áreas responsáveis por determinadas atividades ou funções já tenham sido localizadas, ainda não há informações suficientes que expliquem a memória, a inteligência ou suas emoções.
Na parte posterior do cérebro encontramos o cerebelo, que corresponde a aproximadamente 10% do volume do encéfalo. O cerebelo, também apresenta dois hemisférios e projeções (folhas) em sua superfície, além de substancia branca interna e cinzenta externa, porém as semelhanças com o cérebro cessam aí. O cerebelo coordena harmonicamente os movimentos musculares voluntários. De certo modo o cérebro decide qual movimento faremos e o cerebelo controla a maneira precisa como temos de realizá-lo.
Pessoas com lesão no cerebelo não conseguem, por exemplo, carregar um copo de água sem derramá-lo; andar sem cambalear; ou enfiar uma linha no buraco de uma agulha. Mesmo quando dormimos, os músculos encontram-se num estado de semicontração, a que denominamos tônus muscular e, o cerebelo é o responsável pelo tônus. O equilíbrio é outra atividade exercida pelo cerebelo que, interligado ao labirinto (orelha interna), regula essa função.
A ponte está localizada abaixo do cérebro, à frente do cerebelo e acima do bulbo. Sua função é servir de passagem aos estímulos que vão ao cérebro.
Entre o cérebro e a medula espinal temos o bulbo, uma região dilatada, em que se reúnem fibras procedentes da medula e do encéfalo. Contrariamente ao cérebro e ao cerebelo, no bulbo possuímos substancia branca externa e a cinzenta internamente. O bulbo constitui um dos segmentos mais importantes do neuroeixo, pois, juntamente com a medula, controla os batimentos cardíacos, a pressão sanguínea e o ritmo respiratório; uma pancada muito forte nessa região pode até causar a morte, pois paralisaria o coração e a respiração. Quando dormimos o bulbo controla e confere as principais atividades vitais e diminui a atividade cerebral, fazendo o inverso quando acordamos.
A medula espinal é um cordão nervoso alongado. É uma extensão do encéfalo e situa-se na região que vai da base do crânio, em que fica o bulbo, e termina num filamento inserido na base do cóccix. A medula localiza-se dentro da coluna vertebral e também é revestida pelas meninges. Assim como no bulbo na medula espinal a substancia branca dispõe-se externamente e a cinzenta, internamente. Da região cervical da medula emergem os nervos que se dirigem aos membros superiores e, da região lombar, os nervos se dirigem aos membros inferiores. A função básica da medula é a condução de estímulos ao encéfalo (via sensitiva) e as respostas do encéfalo (via motora), para isso conta com 31 pares de nervos espinais mistos, ou seja, formados por fibras sensitivas e motoras.
Além de conduzir os estímulos nervosos, a medula pode funcionar como centro nervoso, processando ela mesma a resposta. É o que observamos, por exemplo, com os reflexos. Eles são os atos involuntários, que ocorrem sem a participação do encéfalo, a partir da própria medula. Ao pisarmos algo pontiagudo (caco de vidro, prego), imediatamente recolhemos e contraímos recolhemos e contraímos o pé. O estimulo foi recebido por receptores por receptores do pé, transmitindo pelos nervos sensitivos (aferentes) até a coluna e La mesmo, na medula foi elaborada a resposta. A resposta é então enviada por um nervo motor (eferente) ocorrendo o recolhimento do pé. Esse trajeto do impulso nervoso, denomina-se arco reflexo.

Sistema Nervoso Periférico Para que o SNC (sistema nervoso central) controle e coordene nossas atividades, recebendo e enviando as mensagens, possuímos um circuito de nervos altamente complexo e eficiente que atinge todos os órgãos e células do nosso organismo. Essa rede nervosa é o Sistema Nervoso Periférico (SNP)
O SNP é constituído de 12 pares de nervos cranianos que se originam no encéfalo e 31 pares de nervos espinais localizados dentro do canal vertebral e que saem pelos forames intervertebrais. Esses nervos situam-se aos pares, pois um deles transporta o estimulo (nervo sensitivo) e outro a resposta (nervo motor). Dentre os nervos cranianos possuímos também nervos mistos, que possuem funções de sensitivo e motor ao mesmo tempo.
Os nervos se ramificam e graças à sua extensão, podem interligar-se a quase todas as células do corpo, integrando-as. Assim, dificilmente uma célula não está próxima de uma ramificação nervosa, enviando ou recebendo estímulos continuamente. Desta maneira o SNP coloca o individuo em contato com o seu meio, recolhendo as sensações do ambiente e conduzindo os estímulos SNC, que se incumbe de fazer as interpretações e enviar as respostas.
Essa “divisão de trabalho” ajuda a atividade de controle e coordenação do sistema nervoso sobre o nosso organismo, mas devemos lembrar que as glândulas (formadoras do sistema glandular ou endócrino) auxiliam nesse trabalho básico, e os órgãos dos sentidos (cavidades nasais, pele, língua, olhos e orelhas) permitem que captemos os estímulos externos.
Sistema nervoso autônomo
As atividades dos sistemas digestores, respiratório, circulatório e excretor são reguladas por um conjunto de nervos independentes de nossa vontade, chamados de Sistema Nervoso Autônomo (SNA). Esses nervos diferem do sistema cérebro-espinal pela existência de uma estação ganglionar no trajeto das vias nervosas, situadas fora do SNC e com função própria. O centro regulador de sua atividade reside na região hipotalâmica.
Para coordenar adequadamente as nossas atividades vegetativas, o SNA subdivide-se em duas unidades bem diferenciadas anatômicas e fisiologicamente: o Sistema Nervoso Simpático e o Parassimpático, ambos ligados ao SNC suas ações são antagônicas (contrárias), de modo que, quando um estimula uma atividade, o outro a inibe, estabelecendo assim, o outro a inibe, estabelecendo assim, o equilíbrio das funções internas do organismo.
No Sistema Nervoso Simpático, os gânglios (aglomerados de corpos células que atuam fora do SNC) localizam-se ao lado da coluna vertebral e comunicam-se por meio de fibras aos nervos espinais, relacionando o Simpático com o SNC. No parassimpático, as fibras partem do encéfalo e da região sacral da medula e os gânglios estão próximos aos órgãos sobre os quais agem.
O funcionamento antagônico do sistema nervoso simpático e parassimpático assemelha-se à idéia do acelerador e do breque de um automóvel. Se houvesse apenas acelerador, o carro acabaria destruído, pois só aumentaria sua velocidade e o desastre seria inevitável. Se possuísse apenas o breque, não sairia do lugar.
Um carro com acelerador e breque pode ter seus movimentos controlados, com utilização ora um, ora de outro mecanismo. O mesmo ocorre com o simpático e o Parassimpático, certos órgãos que são estimulados de alguma forma pelo Simpático (dilatação da pupila, aceleração do coração, diminuição dos movimentos peristálticos, inibição da contração da bexiga), mantendo assim, o controle e o funcionamento harmônico das atividades e órgãos.

O Sistema nervoso simpático e a atividade física
Durante o exercício, o metabolismo muscular aumenta, exercendo o efeito de dilatar os vasos sanguíneos dos músculos, porém, ao mesmo tempo o sistema simpático fica intensamente ativado, produzindo a contração dos vasos sanguíneos na maior parte do corpo. A vasodilatação local, nos músculos, permite o fluxo sanguíneo sem impedimento, enquanto a vaso contrição, nos outros leitos vasculares, exceto no coração e no cérebro, diminui quase todos os outros fluxos sanguíneos regionais. Dessa forma no exercício, o sistema nervoso simpático favorece o desvio de grandes quantidades de sangue que fluem pelos vasos dos músculos em atividade.