PENSAMENTO SINNAPSE

"É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota; do que formar fila com os pobres de espírito, que nem gozam muito nem sofrem muito."

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

SISTEMA RENAL

SISTEMA RENAL (EXCRETOR)
Após a digestão dos alimentos, as substâncias absorvidas participam de inúmeros processos, pois as células estão em continua atividade metabólica, produzindo substancias úteis que são mantidas e reaproveitadas m benefício do próprio organismo. Os resíduos do metabolismo são eliminados pelo sistema excretor pois, se permanecem, irão intoxicar todo o organismo. A excreção de substâncias residuais ocorre no mesmo ritmo com que se formam ou ingressam no organismo.
Além dos resíduos metabólicos, algumas substâncias que se encontram em excesso e que podem causar algum desequilíbrio na saúde, tais como água e sais minerais, são eliminados por meio da excreção.
Para o bom funcionamento do organismo, a quantidade total de água deve ser mantida constante. Esse controle é efetuado graças à existência de mecanismo adequados, que mantém o equilíbrio entre a água que ingressa e a que é eliminada. A ingestão de água é regulada pela sede e o controle de eliminação é exercido pelas vias renais.
No adulto, a água representa cerca de 65% de seu peso, e se distribui pelo interrior e exterior das células, dissolvendo as substâncias.
A água intracelular, com substâncias dissolvidas, forma o líquido intracelular, contido em todas as células do organismo, abrange cerca de 41% do peso do indivíduo. O liquido extracelular, que ocupa os espaços entre as células e banha os tecidos, chama-se liquido intersticial. Seu volume no adulto, é de aproximadamente 14 litros. O liquido extracelular, que ocupa os vasos sanguineos, é o plasma, e no adulto é de cerca de 3 litros.
Por meio da excreção, podemos eliminar tanto substâncias sólidas (fezes), como gasosas (gás carbônico) e liquidas (urina). O aparelho urinário é responsável pela produção e excreção da urina.

FORMAÇÃO DA URINA

A urina é formada pelo processo de filtração do plasma sanguineo nos rins. Possuimos dois rins, na parte superior do abdome, um de cada lado da coluna vertebral, logo abaixo do diafragma.
Os rins são órgão de depuração sanguinea e por isso, são ricamente vascularizados pela artéria renal. Além de filtrar o sangue, eliminando substancias derivadas do metabolismo celular, regulam a quantidade de água e sais minerais, mantendo a pressão osmótica, controlam também a concentração de uréia e outros elementos do organismo.
Internamente, os rins possuem estruturas microscópicas denominadas néfrons (aproximadamente 2 milhões em cada rim). Os nefrons, são responsáveis pela depuração do plasma sanguineo.
A água e todos os componentes do plasma, exceto as proteínas, são filtrados pelos capilares glomerulares e pelo epitélio capsular interno, constituintes do nefron. O liquido filtrado passa pelos túbulos do nefron e sofre modificações em conseqüência da reabsorção e secreção seletivas, seguindo para os túbulos coletores, nos quais ocorre a reabsorção da maior parte do liquido capsular.
Os túbulos coletores reúnem-se formando estruturas denominadas de pirâmide renal. Das pirâmides renais sai a urina, continuamente, em pequenas gotas e são recebidas nos cálices. Os cálices são pequenas câmaras que desembocam na pelve renal(bacinete).
Toda urina produzida nos rins, é coletada na pelve renal e segue seu caminho por um tubo denomindado ureter. Os ureteres (um em cada rim), realizam movimentos peristálticos e conduzem a urina dos rins para a bexiga.
A bexiga é uma bolsa de músculo liso em que a urina é armazenada até o momento da micção. A capacidade da bexiga é de 500 ml com um volume de urina diário de 1400 ml.
A micção é efetuada voluntariamente, quando o esfíncter é relaxado, permitindo que a urina seja excretada pela uretra.
Nas mulheres, a uretra tem cerca de 4 cm e se abre para o exterior, entre o clitóris e o óstio da vagina. Já no homem, é uma via comum na eliminação da urina e do liquido seminal, e mede cerca de 20 cm.