PENSAMENTO SINNAPSE

"É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota; do que formar fila com os pobres de espírito, que nem gozam muito nem sofrem muito."

domingo, 3 de junho de 2012

PERIOPERATÓRIO - CENTRAL DE MATERIAL

A história do Centro de Material e Esterilização (CME) nos hospitais brasileiros vem acompanhando o desenvolvimento dos estabelecimentos de saúde em nosso país. No início da década de 40, a limpeza, o preparo e o acondicionamento dos produtos para saúde eram predominantemente realizados pelo pessoal de enfermagem das próprias unidades de internação do hospital.

            O CME apenas se encarregava da esterilização dos produtos para saúde. Em meados da década de 50, surgiram os CME parcialmente centralizados, nos quais parte do instrumental cirúrgico e produtos para saúde começou a ser preparada e esterilizada.

            Nas ultimas décadas do século XX, com o avanço tecnológico e o desenvolvimento vertiginoso das técnicas e dos procedimentos cirúrgicos, os produtos para saúde e os equipamentos necessários para realização do ato anestésico-cirúrgico, foram se tronando cada vez mais complexos e sofisticados, impondo, então, a necessidade de aprimoramento das técnicas e dos processos de limpeza, preparo esterilização e armazenagem, dos produtos para saúde e consequentemente de pessoal capacitado para a execução de tais tarefas.

            O CME pode se definido como: “Setor, unidade ou serviço destinado a limpeza, ao acondicionamento, à esterilização, à guarda e a distribuição dos produtos para saúde”.

Atividades desenvolvidas no CME
            Recebimento, desinfecção e separação dos produtos de saúde;
            Limpeza de artigos para saúde
            Recebimento de roupas vindas da lavanderia
            Preparo de produtos e roupas em pacotes
            Esterilização dos produtos de saúde e roupas por métodos físicos, químicos,       proporcionando condições de aeração dos produtos;
            Realização de controle biológico e o prazo de validade de esterilização dos produtos;
            Armazenagem dos produtos esterilizados;
            Distribuição dos produtos esterilizados;
            Zelar pela proteção e segurança dos operadores do setor.
Áreas de serviço do CME
            Área para recepção, descontaminação e separação dos artigos, assim como lavagem dos artigos;
            Área para recepção de roupas limpas;
            Área para preparo de artigos e roupas limpas;
            Área para esterilização física, sempre mantendo a distância mínima de 20 cm entre autoclaves);
            Área de esterilização química líquida;
            Sala de armazenagem e distribuição de roupas e artigos esterilizados;
            Sala de lavagem e descontaminação;
            Sala de esterilização.

FLUXOGRAMA UNIDIRECIONAL DO CME
FLUXOGRAMA DOS ARTIGOS PROCESSADOS NO CME

CLASSIFICAÇÃO DE ARTIGOS SEGUNDO O POTENCIAL DE INFECÇÃO


Reprocessamento
            Processo de limpeza, desinfecção ou esterilização a ser aplicado a um produto, que garanta a sua segurança na utilização, incluído controle da qualidade em todas as suas etapas.
Reesterilização
            É a esterilização de artigos já processados, mas não utilizados, em razão de eventos ocorridos dentro do prazo de validade do produto ou do próprio processamento. Tais fatores podem comprometer o processo ou resultados da esterilização inicial de forma que não haja garantia de segurança.
Limpeza
            Consiste na remoção da sujidade visível – orgânica ou inorgânica – de um artigo e, por conseguinte, na retirada de sua carga microbiana. Trata-se de uma etapa essencial e indispensável para o processamento de todos os artigos, seja ele crítico, semicrítico ou não crítico.
            Esse processo deve sempre preceder a desinfecção ou esterilização, pois a presença de matéria orgânica protege os microorganismos, tornando as etapas seguintes ineficientes. O emprego da ação mecânica e de soluções adequadas aumenta a eficiência da limpeza.
            É necessário, quando possível a desmontagem, limpeza e enxágüe para posterior desinfecção ou esterilização dos produtos.   
Um processo de limpeza eficiente deve atingir os seguintes objetivos:
Reduzir a carga microbiana natural dos artigos;
Remover contaminantes orgânicos e inorgânicos;
Remover a sujidade dos artigos.
A limpeza pode ser manual ou mecânica.
Quando manual deve-se utilizar produtos adequados tais como, detergentes e enzimáticos para maior eficiência no processo e também a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI).
A limpeza mecânica pode ser realizada por lavadoras ultrassonicas, lavadoras esterilizadoras ou lavadoras termodesifectoras, que operam em diferentes  condições de tempo e temperatura.

PROCESSOS PARA USO DE MATERIAIS DE SAÚDE
Preparo e empacotamento de artigos
Definição: Consiste na preparação e acondicionamento do artigo de acordo com sua classificação (crítico, semi-crítico ou não crítico) e seu acondicionamento em seu invólucro compatível com o processo e com o material.
Objetivo: Manter a esterilidade do produto para o uso pretendido, mantendo suas característica de uso seguras.
Características gerais de uma embalagem: A embalagem deve proteger o artigo, possibilitar a identificação e abertura asséptica, funcionar como barreira microbiológica, ser atóxica, resistente a umidade, flexível e resistente, de fácil abertura, garantir fechamento hermético, possibilitar que o agente esterilizante entre em contato com o artigo, não eliminar resíduo e manter a esterilidade até o momento do uso.
Tipos de embalagem
Tecido de algodão: Embalagem econômica, 100% algodão e campos duplos,  tecido tem vida útil curta, dificuldade de monitoramento, não é resistente a umidade, pouco eficiente como barreira antimicrobiana.
Papel Grau cirúrgico : Permeável ao agente esterilizante e impermeável aos microorganismos, resiste a temperatura de 160 graus,é isento de alvejante e corante.
Papel Crepado: Resiste ao vapor e ao óxido de etileno, eficiente como barreira antimicrobiana, flexível, resistente, atóxico e reciclável.
Papel Kraft: Contém amido, microfuros, corantes e produtos tóxicos, não resiste a umidade, tem efeito memória, frágil e vulnerável a barreira microbiana
Filmes transparentes: São utilizados junto com o papel grau cirúrgico e além de permitir a visualização do conteúdo, são resistentes e podem ser submetidos ao vapor e óxido de etileno.
Tyvek: Suporta altas temperaturas, alta resistência atração e perfuração, longa durabilidade, resistência a tração e perfuração, não contem celulose e não absorve peróxido de hidrogênio.
Caixas metálicas: Somente devem ser utilizadas em estufas, porém se forem caixas perfuradas podem ser utilizadas em autoclave
Containeres rígidos: Metal ou lático termoresistente, a tampa contém um filtro microbiano de alta eficiência, permeável ao agente esterilizantes. Utilizado em autoclave com bomba de vácuo e ciclo pulsátil.
Vidros: Indicados para esterilização de líquidos, e devem ser resistentes a alta temperatura.
Não-tecido: É uma ótima barreira anti-microbiana, é muito resistente, altamente permeável aos agentes esterilizantes, compatível com vários formatos de instrumentos e processos de esterilização. Uso único, pois se modifica durante o processo.


ESTERILIZAÇÃO

 Validação dos processos de esterilização
            Os processos críticos de esterilização devem ser sempre monitorados, devendo contemplar o monitoramento mecânico, químico e biológico dos ciclos dos diferentes tipos de esterilização disponíveis.
Monitoramento mecânico verifica os parâmetros críticos: Tempo, Temperatura e Pressão durante o ciclo de esterilização.
É feito através de indicadores químicos, que reagem aos parâmetros críticos durante o processo de esterilização.
Podem ser classificados em:
                      
Indicadores Biológicos
 São caracterizados por uma preparação padronizada de esporos bacterianos que serão submetidos ao processo de esterilização e após testados para verificação da sobrevivência ou não ao processo.
            Este processo garante que o processo de esterilização está devidamente efetivo.