PENSAMENTO SINNAPSE

"É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota; do que formar fila com os pobres de espírito, que nem gozam muito nem sofrem muito."

domingo, 3 de junho de 2012

PEROPERATÓRIO - CIRURGIA

Cirurgia é um método de tratamento de doenças, lesões ou deformidades internas ou externas executado através de técnicas geralmente realizadas com auxilio de instrumentos

A partir desse conceito de cirurgia, podemos dizer que enfermagem cirúrgica é aquela que  trata dos cuidados globais de enfermagem prestados nos períodos pré, trans e pós-operatório. Esses cuidados objetivam minimizar os riscos cirúrgicos, dar maior segurança ao paciente e reabilitá-lo para se reintegrar à família e a sociedade o mais rápido possível.



CLASSIFICAÇÃO

As cirurgias podem ser classificadas em função do tempo que decorre desde sua indicação até a execução, em função de sua finalidade e o tipo, que está relacionado à infecção.

CLASSIFICAÇÃO POR TEMPO

CIRURGIA ELETIVA – Aquela que embora necessária, pode ser programada com antecedência para uma determinada data de conveniência do paciente e do cirurgião.

Exemplo: Hernioplastia.

CIRURGIA DE URGÊNCIA – Cirurgia que precisa ser realizada o mais rápido possível, embora permita um preparo pré operatório, capaz de melhorar as condições gerais do paciente. Pode ser realizada dentro de 24 à 30 horas.

Exemplo: Obstrução intestinal

CIRURGIA DE EMERGÊNCIA – É aquela que necessita ser realizada imediatamente, não possibilitando muitas vezes o preparo adequado do paciente. Aplica-se a situações muito graves, quando há risco iminente de morte. Não se pode adiar.

Exemplo: Ferimento perfurante do tórax.


CLASSIFICAÇÃO PELA FINALIDADE

TRATAMENTO PALIATIVO – Utilizada para compensar os distúrbios, para melhoras as condições, aliviar a dor.

Exemplo: Vagotomia (corte do nervo vago que diminui o acido gástrico).

TRATAMENTO RADICAL – Remoção total ou parcial de um órgão.

Exemplo: Nefrectomia (retirada de um dos rins).

TRATAMENTO PLÁSTICO – Tem finalidade estética ou corretiva.

Exemplo: Mamoplastia (aumento ou diminuição das mamas).

TRATAMENTO RECONSTRUTIVO – Tem a finalidade de reconstruir o tecido lesado ou restabelecer a sua capacidade funcional.

Exemplo: Reconstrução da valva aórtica.

TRATAMENTO DIAGNÓSTICO – É a exploração de um determinado órgão para confirmação de um diagnóstico.

Exemplo: Biopsia de próstata.

TRATAMENTO TRANSPLANTE – Tem por finalidade substituir órgãos não funcionantes.

Exemplo: Transplantes de rim, córnea, coração e outros.



CLASSIFICAÇÃO POR POTENCIAL DE CONTAMINAÇÃO

CIRURGIAS LIMPAS: Realizadas em tecidos estéreis ou passiveis de descontaminação, na ausência de processo infeccioso ou inflamatório local, cirurgias eletiva não traumáticas, fechamento por primeira intenção, sem penetração no trato respiratório, digestório e genitourinário, sem falha técnica e sem drenos.

Exemplo: Herniorrafia, safenectomia, mamoplastia.

CIRURGIAS POTENCIALMENTE CONTAMINADAS: Realizada em tecidos colonizados por flora microbiana residente pouco numerosa ou em tecidos de difícil descontaminação, abertura do trato respiratório, digestório ou  genitourinário, sob condiçõe controladas, sem contaminação significativa.

Exemplo: Gastrectomia, colecistectomia, prostatectomia.

CIRURGIAS CONTAMINADAS: Realizadas em tecidos colonizados por flora bacteriana abundante, cuja descontaminação é difícil, incisão na presenção de inflamação não purulenta aguda, quebra grosseira de técnica asséptica, trauma penetrante a menos de quatro horas, feridas abertas cronicamente.

Exemplo: Amidalectomia, colectomia, apendicectomia.

CIRURGIAS INFECTADAS: Realizadas em quaisquer tecidos ou órgãos quando há presença de secreção purulenta, área necrótica ou corpo estranho, perfuração de vícera, trauma penetrante há mais de quatro horas, ferida traumática com tecido desvitalizado ou contaminação fecal.

Exemplo: Cirurgias de reto e ânus com fezes ou pus, ceco perfurado, apendicectomia supurada, debridamento em escaras.